AI. Você sabe o que é isso?
25 de setembro de 2018Gula! Uma storytelling sobre o mundo corporativo
30 de janeiro de 2019De acordo com a OMS, existem no Brasil 23mi de pessoas sofrendo com transtornos mentais que necessitam de algum atendimento, isso corresponde a cerca de 12% da população.
Infelizmente ainda convivemos com a Psicofobia, ou seja, pessoas que possuem preconceito com portadores de algum transtorno psíquico. No ambiente laboral é extremamente importante que os profissionais se preocupem com essa questão, porque assim aqueles que sofrem terão apoio da empresa e de seus colegas para tratar de seus transtornos. Além disso, esse debate permitirá que os profissionais que não possuem transtornos possam aprender a preveni-los.
Segue aí algumas dicas de como manter a saúde mental no ambiente laboral:
RESPIRE: inspire longamente pelo nariz e solte pela boca, isso ajuda a oxigenar o córtex pré-frontal que é responsável pelas funções executivas do nosso corpo.
ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA: pode parecer coisa de 1980, quando o 5S começou a fazer parte da nossa vida, mas não é. Pode acreditar, um ambiente limpo e organizado melhora o foco.
BOM HUMOR: tente manter o bom humor, pois ele torna o ambiente mais leve e prazeroso. Não deu? Então respire, saia a francesa e vá até a maquina de cafezinho mais longe.
Em casos mais pontuais, sugiro procurar um médico para diagnóstico correto, tratamento medicamentoso e acompanhamento de um psicólogo.
Renata Schaefer Moura
Gostou deste artigo?
Então compartilhe com seus amigos, familiares e colegas de trabalho!
Texto original publicado na Revista VB - outubro de 2018