Durante estes quinze anos de atuação na área de recrutamento e seleção, já me deparei com diversos desafios, tais como: Muitas são as mudanças experimentadas no atual mundo do trabalho. Como principal fator, podemos destacar a preocupação com o meio ambiente e com os profissionais dentro das organizações.
Focaremos aqui nas mudanças dos profissionais nas organizações. O setor de Recursos Humanos, que faz a intermediação entre as demandas das empresas e as necessidades dos profissionais e, nesse sentido, o psicólogo organizacional, é peça-chave para executar esse trabalho.
O psicólogo é um profissional treinado para a escuta, compreende os conceitos da conduta humana, orienta e domina os princípios da manifestação comportamental individual e grupal, e terá cada vez mais uma missão complexa, a de apoiar a mudança de mindset no ambiente corporativo.
Em nosso país, quando pensamos em trabalho, logo vem à nossa cabeça a carteira de trabalho, férias, 13° salário, abono e tudo mais previsto juridicamente na consolidação das leis trabalhistas. Sem entrar em uma discussão política ou jurídica, com ou sem previdência social, com ou sem carteira de trabalho, a forma de se trabalhar… o mundo do trabalho está mudando. Fato!
É preciso estar atento às mudanças que o mercado está propondo e orientar internamente os clientes do RH e os profissionais, dentro e fora das organizações, para essa mudança.
Como peça-chave desse processo, o psicólogo organizacional terá que conduzir essas mudanças de forma assertiva e leve.
Acreditamos em uma mudança positiva do mundo do trabalho. Acreditamos que, através do seu reforço, da sua motivação e satisfação laboral, o psicólogo conseguirá direcionar de forma eficaz as equipes de trabalho e apoiar a transformação do mundo do trabalho.
Vamos lá! Missão dada, e missão cumprida! 27/08/17 | Feliz Dia do Psicólogo!
Neste artigo, exploraremos a síndrome de burnout, suas implicações para a saúde mental e sua…
Eu sempre achei que machismo e feminismo ou femismo como se fala corretamente eram, farinhas…