Sempre que penso em desenvolvimento de pessoas dentro de organizações, vem na minha cabeça o seguinte diálogo:
Diretor Financeiro: E se treinarmos os funcionários e eles forem embora? O que acontece?
Diretor Executivo, fica em silêncio por alguns instantes e responde: E o que acontece se não treina-los e eles ficarem?
Esse diálogo é interessante e chega a ser irônico, mas é exatamente o que acontece no cotidiano das empresas brasileiras, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Normalmente a área de treinamento é a primeira a sofrer cortes, principalmente em tempos de crises como o que estamos vivendo, mas isso é exatamente o contrário do que deveria acontecer no cotidiano das empresas. Os treinamentos são coluna cervical para o alicerce de uma empresa, são eles que vão nortear para onde e como os profissionais devem ir e de qual forma deve buscar um resultado mais eficaz para sua área de atuação.
Concordo com redução de gastos e em diminuir e/ou anular qualquer custo extra que um empresa pode ter, esse tipo de ação pode garantir a perenidade ou não do negócio, mas cortar todos os treinamentos também não é o mais indicado e nesse caso minha orientação seria treinar então o corpo de líderes da empresas, pois são essas pessoas que podem garantir a disseminação de conhecimento e o alinhamento com os valores do negócio.
Líderes bem formados e bem estruturados são 50% de garantia de perenidade do negócio. Liderança e Motivação são fundamentais para qualquer empresa que deseja vencer seus obstáculos no século XXI. É comum encontrarmos gestores que, apesar de uma consistente formação acadêmica e de um perfil altamente qualificado tecnicamente, estão vivendo sérias dificuldades no que diz respeito a gerir as pessoas.
O cotidiano dos gestores reforça o conceito de que os resultados dependem, fundamentalmente, de como as pessoas transformam os recursos por meio de seus processos de trabalho.
A máxima de que as pessoas são o maior patrimônio da organização deixou de ser um slogan “politicamente correto” para ser uma grande preocupação de todas as organizações e o “como” obter o comprometimento das pessoas com os resultados, dentre outras importantes questões, passou a ser fator crítico de sucesso no mundo corporativo.
Através de um programa de Desenvolvimento de Líderes, o profissional desenvolve habilidades para liderar equipes a partir dos princípios de gestão de pessoas, da utilização de ferramentas da comunicação e da avaliação de desempenho, criando trajetórias para atingir ou superar metas, com o objetivo de melhorar a performance das equipes de trabalho.
Venha desenvolver seus líderes com a gente!
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