4 PRÁTICAS DA LIDERANÇA ENGAJADORA
23 de março de 2018CASE: EMPRESA X
17 de maio de 2018A utilização de testes psicológicos é de grande importância em processos seletivos, eles ajudam a avaliar a adequação de um profissional para uma determinada posição dentro do ambiente organizacional, não focando somente na percepção da entrevista e/ou dinâmica de grupo. Tem-se então a importância de se ter um psicólogo para realizar todas as etapas de aplicação e correção de uma bateria psicométrica.
Apesar da entrevista por competência ser uma ferramenta de peso dentro de um processo seletivo, as avaliações são balizadoras no processo decisório.
Os testes aplicados mensuram atenção concentrada, atenção difusa, inteligência, personalidade, etc. Servem, para avaliar e observar diversos aspectos emocionais, como por exemplo: o nervosismo em momentos de pressão, se o profissional prioriza qualidade ou quantidade, se é reservado ou extrovertido, como mostra-se diante de um problema, de uma situação de risco, como convive em grupo, dentre outros aspectos.
A partir das respostas coletadas, em conjunto com a entrevista, dinâmica de grupo a empresa acaba escolhendo o perfil mais adequado de profissional para preencher determinado cargo e função. Para os especialistas da área, os testes psicológicos fornecem uma medida objetiva e padronizada do comportamento, possibilitando assim entendimento e conhecimento ao selecionador de forma mais ampla.
Contudo, os testes não devem ser aplicados isoladamente, eles são complementares a outras etapas, mas a principal função desses é ajudar o recrutador a entender o perfil do profissional, bem como se ele está preparado e tem as principais características exigidas.
Por Cristiane Leite Magalhães