Esse é exatamente o título de um livro de Klaus Schwab, um engenheiro e economista Alemão, fundador do Fórum Econômico Mundial e uma das pessoas mais influentes no mundo quando o assunto é o “futuro da humanidade”. Lançou seu livro em 2016 e, hoje, dois anos depois ainda encontramos profissionais que não sabem ou não entendem o que é isso.
Vejamos:
A palavra “revolução” caracteriza uma mudança radical na forma de ver as coisas, ela modifica toda nossa maneira de pensar, toda nossa percepção de mundo. Vivemos até hoje 03 revoluções e estamos experimentando a quarta. São elas:
1° REVOLUÇÃO 1760 – 1840: implantação das máquinas a vapor
2° REVOLUÇÃO 1850 – 1940: descobrimento da eletricidade e da linha de produção
3° REVOLUÇÃO 1950 – 1990: invenção do computador e internet
4° REVOLUÇÃO 2016 – atual: velocidade das informações
A QUARTA EVOLUÇÃO ESTÁ ACONTECENDO!!! e está modificando a maneira como as pessoas se comportam e vai modificar a forma como a sua empresa resolve os problemas das pessoas e dos profissionais que nela trabalham.
E como RH não podemos ignorar esses avanços tecnológicos, pois significa fechar os olhos para novas oportunidades, para novas possibilidades de trabalho.
Por exemplo: em Detroit em 1990 tínhamos 1.2 milhões de profissionais para faturar 250MM de dólares e hoje (2018) temos 1.37 mil profissionais para faturar o mesmo tanto.
E no futuro dos empregos?
Todas as revoluções trouxeram essa preocupação…. de fato, algumas profissões vão acabar e outras vão ser criadas. Não podemos ser deterministas e dizer que essa ou aquela profissão vai acabar, mas existe uma tendência e essa está ligada a questão da automatização dos processos profissionais.
No quadro abaixo podemos ter uma ideia quanto a finitude de algumas profissões.
A saída para tudo isso é o conhecimento!
Conhecimento sobre si mesmo e conhecimento do outro, assim conseguiremos ter inteligência emocional para lidar com as adversidades advindas das mudanças globais. E vamos que vamos, pois, os humanoides com IA estão chegando…
Quer saber mais?
Liga pra gente…
Neste artigo, exploraremos a síndrome de burnout, suas implicações para a saúde mental e sua…
Eu sempre achei que machismo e feminismo ou femismo como se fala corretamente eram, farinhas…