AS LIÇÕES INFANTIS QUE O MUNDO CORPORATIVO DEVERIA APRENDER
7 de outubro de 2019A amante…
1 de março de 2020Alguns dados da OMS…
- uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida
- casos de depressão e de suicídio registraram crescimento assustador, a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a principal causa de incapacidade
- mais de 800 mil pessoas se suicidaram, no mundo, em 2012, uma média de 11,4 mortes por 100 mil habitantes
- nos últimos três anos o número de atendimentos no SUS a jovens com depressão aumentou 118%.
- por aqui, Brasil, somos 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade.
E por assim vai…. poderíamos ficar aqui listando as estáticas, mas preferimos trabalhar o tema Janeiro Branco. Escolher o mês de janeiro, para falar de saúde mental, não é por acaso. Janeiro é o período de (fim e) início de um novo ano, de um novo ciclo e isso por si só pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças. Embora seja liderada por psicólogos e outros profissionais da área, a ideia é que, aos poucos, uma cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares sobre o assunto.
A grande questão é: Por que estamos ignorando a Saúde Mental?
- Porque pode faltar ou exceder açúcar no sangue, mas faltar ou exceder cortisol é…. frescura, coisa do capeta, gente que não tem serviço…
- Porque se o colesterol LDL está ruim vamos ao médico e fazemos dieta, mas se nosso hormônio Adrenalina está alto… tudo bem, deixa pra lá, ahhh amanhã eu olho isso, estou sem tempo…
- Porque se estamos com arritmia cardíaca vamos ao cardiologista e urgente fazemos um exame, mas se nosso hormônio endorfina está baixo… só estou um pouco chateado, vai passar logo, é TPM só….
Sabe por que estamos ignorando a Saúde Mental, porque não acreditamos que ela é importante, porque negamos, escondemos, temos vergonha dos problemas psiquiátricos que somos acometidos, porque temos medo de falar que estamos tomando tal remédio para tal problema psiquiátrico.
É preciso criar uma cultura de saúde mental no Brasil e no mundo!
É preciso falar sobre saúde mental!
É preciso procurar um psiquiatra e um psicólogo para se tratar!
Convido você a conhecer mais da campanha Janeiro Branco no link abaixo:
Gostou?
Então Compartilhe em suas redes sociais e faça valer o janeiro Branco.
Renata Schaefer Moura