Para falar de Liderança Engajadora é imperativo falar do papel do Chefe. A figura do Chefe surgiu após a Segunda Guerra Mundial com um contexto de mundo devastado e com a necessidade de uma reconstrução rápida e sem questionamentos. O Chefe era assim o referencial, era quem sabia e quem mandava e assim os resultados forma alcançados.
Desde então já evoluímos bastante e a figura do Chefe não gera mais resultados como gerou no passado. Hoje com o avanço das tecnologias os profissionais estão mais conectados e versáteis e não aceitam mais a mesma tratativa do Pós-Guerra e é nesse contexto que entra em cena a figura do Líder engajador.
A Liderança engajadora é caracterizada pela empatia dos líderes pelos profissionais de sua equipe, ela transforma a “estratégia” da empresa em uma ideia a ser buscada, desejada, querida pelos profissionais que nela atuam. O Líder cria estratégias desenvolvendo os planos, etapas, metas que envolvem a equipe para alcance de resultados.
Agora que você já sabe o que é liderança engajadora, conheça 04 práticas desse tipo de Líder.
Líderes Engajadores olham ansiosos otimistas para o futuro, eles mantêm em suas mentes pensamentos e visões de como o futuro pode ser, têm uma noção do que é possível se todos trabalharem em conjunto para um objetivo comum. São positivos, apaixonados e acreditam que as pessoas podem fazer a diferença.
Talvez o passo mais importante para se tornar um líder engajador é se conhecer, é saber como você funciona, quais suas maiores habilidades e quais os pontos que merecem mais atenção. É voltar-se para si mesmo, na direção da descoberta de seus valores e crenças pessoais. Os líderes devem encontrar sua voz. Eles devem descobrir o conjunto de princípios e valores que guiam suas decisões e ações. Em outras palavras: primeiro, você deve liderar a si mesmo para ser exemplo para sua equipe.
Conhecer sua equipe, quer dizer, em outras palavras, ter o controle sobre os profissionais que estão a sua volta. Quais os pontos positivos e o que um precisa para ser tornar ainda melhor. Mapeie sua equipe, sugiro uma metodologia simples, chamada Liderança Situacional, e construa um plano de desenvolvimento para cada um.
Não basta chegar a Lua, é preciso ensinar a chegar na Lua!
Essa é máxima de quem trabalha com a capacitação de seus profissionais. Além de conhecer sua equipe o Líder Engajador está sempre atento das demandas de desenvolvimento de seus profissionais e para isso não precisa gastar 1 real. Para desenvolver sugiro que siga a metodologia 70% – 20% – 10% onde 70% dos treinamentos são realizados on the job, com um profissional mais maduro ou outro setor diferente. 20% é realizado através de EAD (Ensino À Distância), ou seja, no YouTube e no Google 100% disponíveis para quem desejar e finalmente, 10% são realizados através de consultorias ou escolas formais.
Então vamos lá! Mãos à obra!
Saber e não fazer é a mesma coisa que não saber.
Conte conosco estamos a sua disposição,
Renata Schaefer Moura
Texto original publicado na revista Viver Brasil – edição 208 de Abril de 2018
Neste artigo, exploraremos a síndrome de burnout, suas implicações para a saúde mental e sua…
Eu sempre achei que machismo e feminismo ou femismo como se fala corretamente eram, farinhas…